Não brinque com o pecado!
26. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,
27. mas uma horrível expectativa de juízo e fogo ardente prestes a consumir todos os inimigos de Deus.
28. Ora, se aqueles que rejeitam a Lei de Moisés morrem sem misericórdia, mediante a palavra de acusação de duas ou três testemunhas,
29. julgai vós, quanto maior castigo merecerá quem feriu os pés do Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual Ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
30. Porquanto, nós conhecemos aquele que declarou: “A mim pertence a vingança!”, e em outro trecho: “O Senhor exercerá juízo sobre seu povo”.
31. Assim, terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Sabemos que Jesus morreu pelo nossos pecados, somos pecadores desde o ventre das nossas mães, mesmo que ainda não tenhamos cometido pecado.
No início de tudo, Adão e Eva deram ouvidos a serpente (satanás), e foram expulsos do jardim por desobediência, com isso todos nós nos tornamos pecadores.
Jesus Cristo é o único que pode nos livrar da condenação eterna devido ao seu sacrifício na cruz do calvário, a cruz era símbolo de maldição, da maior humilhação que uma pessoa poderia sofrer. Nela, estavam os maiores pecadores e criminosos, que recebiam como pena de morte a crucificação.
Gálatas 3:13-14 diz: Foi Cristo quem nos redimiu da maldição da cruz quando, a si próprio se tornou maldição em nosso lugar, pois como está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".
Isso também aconteceu para que a benção de Abraão chegasse também aos gentios em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos a promessa do Espírito Santo pela fé.
É por causa de Jesus que hoje temos livre acesso a Deus e temos a oportunidade de morar no céu com Ele, não tem outra forma, não tem outro caminho, Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele mesmo disse: "ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6)."
Uma vez que reconhecemos que Jesus é o único e suficiente salvador para nossa alma, nos tornamos nova criatura e é sobre isso que vamos falar hoje.
Acredito que ao lermos hebreus 10:26-31, entenderemos muito bem o que esses versículos nos ensinam, é uma triste realidade, mas vivemos isso nos dias atuais e provavelmente nos dias futuros alguém vai viver isso também, por isso o Cristão deve ler a bíblia, meditar dia após dia, pois comete erros por falta de conhecimento, é indispensável para a vida do verdadeiro Cristão o estudo constante da palavra de Deus.
Desde a primeira vez que li essa passagem, procurei melhorar em muitas áreas da minha vida na qual estava cometendo pecados, correndo o risco de ser participante da ira de Deus. Ao ler esses versículos me tornei um cristão ainda mais zeloso, tendo o cuidado de não cometer pecados, principalmente aqueles que sabemos que são que é pecado e mesmo assim decidimos comete-los, o pecado consciente.
Pecados conscientes
Eu cometi diversos erros consciente, sabia que aquilo era pecado, mas mesmo assim eu os cometia, achava que estava tudo bem, que isso era porque eu sou falho, pecador, então eu achava que Deus me entendia. Mas não é bem assim, não podemos pensar dessa forma, sabemos que não é fácil, que nossa carne é fraca e está em guerra constante contra o Espírito. Todos os dias precisamos vencer os desejos de nossa carne, que são: "imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades (Gl 5: 19-21)".
Deus odeia o pecado, Ele não poupou seu próprio filho, Jesus nunca cometeu pecado, quando Jesus levou sobre si as nossas transgressões, Deus olhou para aquela cruz e não viu apenas Jesus, mas uma multidão de pecados e esses pecados eram nossos.
"4. E no entanto, suas dores eram as nossas próprias enfermidades que ele carregava em seu ser. Sobre seu corpo levou todas as nossas doenças; contudo nós o julgamos culpado e castigado por Deus. Pela mão de Deus ferido e torturado.
5. Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados."
(Isaías, 53)
Era para nós morrermos, somos dignos de morte, e morte de cruz, mas Jesus nos amou tanto que deu a sua vida por nós.
Hebreus 10:26-31 nos revela que, toda vez que cometemos algum pecado consciente, ou seja, sabemos que aquele ato, palavra ou pensamentos não agradam a Deus, mas mesmo assim cometemos, automaticamente estamos fazendo aquilo que está escrito no versículo 29:
"julgai vós, quanto maior castigo merecerá quem feriu os pés do Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual Ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?"
Toda vez que pecamos conscientemente, estamos ferindo os pés de Jesus, profanando o sangue da aliança pela qual fomos santificados e insultamos o Espírito da graça. Você tem noção do que é isso?
Toda vez que você acessa aquele site pornográfico você está praticando o que está escrito no versículo 29.
Toda vez que você fica criando contendas, fofocas você está praticando o que está escrito no versículo 29.
Toda vez que você escuta músicas que não glorificam a Deus, você está praticando o que está escrito no versículo 29.
Toda vez que você não honra seus pais, você está praticando o que está escrito no versículo 29.
Toda vez que você mente, você está praticando o que está escrito no versículo 29.
Toda vez que você fala palavrão, você está praticando o que está escrito no versículo 29.
Ou seja, todo o pecado cometido conscientemente, você está praticando o que está escrito no versículo 29.
Não brinque com a misericórdia, e não banalize a graça de Deus, porque há um dia reservado para o derramar de sua ira sobre todos os que vivem deliberadamente no pecado. No versículo 31 diz que: "terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo". Não queira cair nas mãos do Deus vivo, não viva deliberadamente em pecado, para que isso não venha lhe acontecer.
"Da mão do diabo, Deus tira!
Da mão do homem, Deus tira!
Mas não há ninguém que tire aqueles que caírem nas mãos do Deus vivo."
13. Desde toda a eternidade, Eu o Sou; e não há nada nem ninguém que possa fazer escapar algo ou alguém das minhas mãos. Agindo Eu, quem impedirá?”
(Isaías, 43)
O próprio Jesus nos fala sobre quão tementes a Deus devemos ser:
28. E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.
(Mateus, 10)
Jesus nos orienta a temer a Deus, pois ele é o criador de todas as coisas, ele é quem pode tudo. Entenda que o diabo não vai reinar, ele vai sofre muito mais que todos aqueles que foram lançados no lago de fogo e enxofre, ele já sabe o seu final, sabe que não tem mais perdão para, com isso todos os dias, incansavelmente se esforça para te tirar a nossa atenção.
Reflita sobre suas atitudes, pare de agradar a carne, resista aos desejos e paixões da carne, você está correndo o risco de passar a sua eternidade no inferno, não é uma viagem com data de retorno, é uma eternidade, não tem fim, será que vale a pena trocar o céu por um prazer momentâneo? Por uma mentira? Por qualquer que seja o prazer que te impossibilite de viver com Cristo na eternidade?
Mude hoje! O céu é tomado a força, você precisa lutar todos os dias para vencer, busque a Deus enquanto é tempo, abandone o pecado enquanto é tempo.
13. Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo.
(Mateus, 24)
Deus abençoe a todos!
Comentários
Postar um comentário